Perguntas frequentes, problemas e sugestões

– DÚVIDAS

De que eu preciso para usar o cante!?

Você precisa de um micro multimídia, com Windows . Para usar o cante! você tem que fazer o download (cópia para o seu micro) do programa cante.exe, que é o programa que transforma seu micro num Karaokê. Clique aqui para mais informações.

Eu preciso estar conectado à Internet para poder usar o cante!?

Não. Você pode usar o cante! sempre que quiser, não é preciso estar conectado. Você deve se lembrar de onde (em que pasta) salvou o cante! quando fez o download, para que possa executá-lo depois.

OBS: Não é possível fazer o download de todo o acervo de uma vez. Essa foi a forma escolhida, pois o usuário pode selecionar as músicas que quiser, sem demora e sem congestionar a linha do provedor. Também operacionalmente isso traria dificuldades, tendo em vista que são colocadas músicas novas TODOS os dias.

Porque algumas músicas não têm qualidade tão boa quanto as demais?

Nós não produzimos nossos próprios arquivos KAR (apenas publicamos aqueles que  compramos e os que recebemos de colaboradores), portanto a qualidade dos arquivos não depende diretamente da Turma do cante!. Estes arquivos são compostos de duas partes, a música (arquivo MIDI) e a letra (arquivo texto). A qualidade do som vai depender diretamente do modo como o arquivo MIDI foi gerado e do equipamento utilizado, da forma como a música foi “tocada” durante a gravação e do modo como o arquivo foi sincronizado. Isto varia muito de autor para autor. Entretanto, sempre que obtivermos versões melhoradas das músicas no site, iremos publicá-las. Você pode aproveitar e conferir todas as letras do site Aqui.

Como posso colaborar com o cante!?

Você pode colaborar com o cante! ajudando a divulgar a idéia e enviando colaborações (arquivos kar) para o endereço cante@cante.com.br.  Porém, antes de fazê-lo, certifique-se de que ainda não o possuímos. A equipe do cante! agradece a colaboração voluntária que vem somar esforços em produzir entretenimento saudável a custo zero para toda a comunidade internauta e sente-se motivada a aprimorar cada vez mais o serviço prestado. Aceitamos, também, doações espontâneas. Elas podem ser feitas no canto superior direito do site, no botão “Doar”.

Como faço para aparecer a nota no final da música?

O cante! não tem o recurso de pontuação (nota para o cantor no final de sua performance).  Entretanto temos uma ótima sugestão para você. Nosso parceiro Microkê .  Trata-se de um programa de karaokê muito fácil de usar com os seguintes recursos:

      • Pontuação (nota) para o cantor, com cinco níveis de dificuldade
      • Mecanismo de reserva de músicas pelo número, para serem tocadas em seqüência (para reservar uma música basta teclar + e o número da música)
      • Impressão da lista de músicas e formação de álbuns
      • Controle de tom e velocidade da música
      • Controle de canais, que permite diminuir o som individual de cada canal (melodia, percussão etc.)
      • Tela de detalhes sobre a nota do cantor, permitindo verificar o nível de acerto sílaba a sílaba, além da visualização do solo da melodia num teclado de piano.
      • Mais informações no site www.microke.com.br.

Como eu mudo a imagem de fundo do programa?

Selecione a opção “Escolher imagem…” no MENU do programa e escolha arquivos de imagem compatíveis com o formato JPEG (*.jpg) ou Bitmap (*.bmp). Você pode utilizar qualquer papel de parede que funcione com o Windows.

Como posso ajudar a divulgar o cante! ?

Se você gostou do cante!, pode ajudar a divulgá-lo. Conte a novidade para seus parentes e amigos. Fale sobre o cante! no whatsAap, twitter, mande emails, compartilhe a nossa Página no Facebook. Agindo dessa forma você estará incentivando iniciativas como a nossa, de presentear os internautas com programas de qualidade, sem custo algum.

Como faço para ouvir a música original ou voltar a tela de fundo original?

Utilize o botão direito do mouse na tela do cante! e entre na opção configurações.

Como faço para mudar o tom ou a velocidade das músicas?

Como todos os recursos do cante!, isso é muito simples: utilizando as teclas [+] e [-] do teclado você aumenta ou diminui o tom da música. Para alterar a velocidade (tempo) utilize a tecla [Ctrl] em conjunto com as teclas [+] e [-].

 PROBLEMAS

Como faço para o microfone funcionar no meu micro?

 Deve existir um ícone de alto-falante na sua barra de tarefas, ao lado do relógio. Dê um duplo clique sobre este ícone para executar o aplicativo que controla o volume de seu micro. Você também pode executar este aplicativo de dentro do cante!, através do menu “Configurar Opções”, “Controle de volume…”. O menu do cante! é acessado pela tecla [seta para cima] do teclado ou pelo botão DIREITO do mouse. De dentro do controle de volume, clique no menu “Opções” e escolha a opção “Propriedades”. Na caixa “Ajustar volume para”, selecione “Reproduzir”. Certifique-se de que o controle de volume para o microfone esteja marcado, na caixa que tem o título “Mostrar os seguintes controles de volume”. Isso fará com que o controle de volume de saída do microfone esteja acessível dentro do aplicativo. Na caixa “Ajustar volume para”, selecione “Gravar”. Certifique-se aqui também de que o controle de volume para o microfone esteja marcado, na caixa que tem o título “Mostrar os seguintes controles de volume”. Isso fará com que o controle de volume de entrada do microfone esteja acessível dentro do aplicativo. Clique em [Ok] e ajuste o volume de gravação. Nesta tela, você poderá também clicar no botão “Avançado” e marcar a opção “Controle de ganho automático” para dar mais ganho ao microfone.

Na tela do cante! aparece a letra da música sendo executada, mas não consigo ouvir o som.

Observe se o volume não está muito baixo ou desligado. Faça isso através do MENU de controle do cante! (tecla [seta para cima] no teclado ou botão DIREITO do mouse), selecionando “Configurar opções” e “Controle de volume…”. Talvez seja necessário verificar também a configuração do programa, através do menu “Configurar opções” e “Selecionar a saída de som”. Selecione cada saída, uma a uma, até conseguir ouvir o som da música. Você pode aproveitar e conferir todas as letras do site Aqui.

Porque aparece a mensagem “A saída MIDI está sendo utilizada por outro programa ou não está configurada”?

A mensagem “A saída MIDI está sendo utilizada por outro programa ou não está configurada” pode significar que outro programa (provavelmente o próprio navegador) já está utilizando a saida de som. Isso pode acontecer mesmo que você não esteja ouvindo nada (o navegador reserva a saída de som para o caso de precisar usar em alguma página com músicas midi, por exemplo). Como você não precisa estar conectado para utilizar o cante!, feche o navegador (ou outro programa que estiver usando a saída de som), execute o cante! e divirta-se com as músicas que copiou.  Esta mensagem também pode significar que a saída de som selecionada no cante não pode ser aberta por outro motivo (dispositivo MIDI externo desligado, driver com problemas, porta inexistente, etc). Neste caso altere a saída de som (veja a resposta à pergunta anterior).

Fiz o download, mas não encontro o programa ou as músicas

Quando você faz o download (copia as músicas ou o programa), os arquivos ficam em uma pasta de seu micro. Caso você não tenha percebido qual pasta foi essa, utilize a opção de localizar arquivos do Windows (menu iniciar) e procure por cante.exe (programa) ou por *.kar (músicas). Para escolher uma música, execute o arquivo cante.exe, clique com o botão direito do mouse e entre na opção de escolher música. Mostre para o cante! em qual pasta estão as músicas e escolha a música desejada. A maneira mais fácil é colocar o programa e as músicas na mesma pasta (diretório), pois aí o programa encontrará as músicas automaticamente. Saiba melhor nesse link.

OBS: Não clique com o mouse diretamente sobre as músicas, pois o Windows tentará utilizar outro aplicativo para tocar as músicas. Clique, inicialmente, sobre o cante.exe.


 SUGESTÕES DE MÚSICAS

Acrescentamos novas músicas diariamente ao nosso acervo. Visite regularmente a seção “Novidades” para saber das inclusões mais recentes. Mesmo assim, se quiser deixar registrada sua sugestão, envie um email para o endereço cante@cante.com.br colocando no assunto (subject): “sugestões de músicas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *